Não deixe levar o que você suou para conquistar!

Proteja sua vida

O primeiro regime de Previdência Social Pública no mundo surgiu na Alemanha com o Chanceler Otto Von Bismarck, que instituiu na década de 1880 um seguro obrigatório para proteger os trabalhadores nos casos de agravos à saúde, acidentes de trabalho, invalidez e envelhecimento, custeado por contribuições dos empregados, empregadores e Estado.

Todos os trabalhadores deveriam se filiar às sociedades seguradoras ou às entidades de socorro mútuo. A partir de então, o sistema previdenciário se tornou obrigatório em todas as fábricas e a experiência alemã se estendeu para todos os países.

Os modelos de Previdência Complementar variam conforme a história e as características de cada país. Na América Latina, o Chile privatizou sua previdência social, criando um sistema de contribuição definida obrigatória, administrada pelo setor privado sob supervisão do governo.

Este modelo também é utilizado no México, El Salvador, Bolívia e Nicarágua.
No Uruguai e na Costa Rica o modelo é misto, no qual tanto o estado quanto a iniciativa privada atuam de maneira complementar na previdência. Já a Argentina privatizou sua previdência, mas em 2009 “reestatizou”, voltando ao sistema de benefício definido, com todas as contas revertidas ao governo.

 cotacao